Casa Social de Cáritas

 

Fundada em fevereiro de 2016, a Casa Social de Cáritas surgiu da sensibilidade social do Sr. Layrton, que há muito desenvolvia atividades pontuais, através de pequenos eventos com moradores de rua, doação de roupas e alimentos para famílias em risco social na região do Méier. Com o crescimento destas iniciativas, Layrton teve a certeza de que deveria iniciar um projeto mais abrangente e estruturado para melhor atender crianças, adolescentes e idosos.

O sonho virou realidade a partir do encontro de Layrton com Daniel Sumar em 2014, quando ambos compartilharam o desejo de fazer algo efetivo que pudesse atenuar a dureza da realidade social, de modo que uma ação mais sistemática pudesse revelar todo o poder e a beleza da caridade e soasse como um sinal de esperança.  Desde então até o final do ano de 2015, foram realizadas as fases de estudos (para definir localização, forma de atuação e estrutura, e para identificar potenciais parcerias, voluntários, apoiadores) e de legalização (realização dos registros perante os órgãos competentes, elaboração de Estatuto Social, realização de Assembleia para eleição de corpo diretivo, entre outros). Neste período, foram realizadas diversas reuniões com instituições como a Agência do Bem, a Farmanguinhos, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Madureira e outras instituições da região de Madureira, local originalmente pensado para a implantação do projeto, que acabaria se materializando no Méier.

No ano de 2016, foi celebrada parceria com a Agência do Bem, instituição de referência no ensino de música em comunidades em risco social, o que possibilitou à Casa Social de Cáritas iniciar suas aulas de violino, com atendimento a 52 crianças e adolescentes com idades entre 7 e 17 anos. Além disso, a Casa iniciou também no mesmo ano suas aulas de canto, para 32 jovens com idades entre 12 e 25 anos, e as aulas de teclado, para 12 jovens da mesma faixa etária.

Em 2017, a Casa inicia mais uma atividade: as aulas de artesanato, para jovens com idades entre 12 e 20 anos. Ainda neste ano, terá início o projeto de reforço escolar, para atendimento a 42 jovens das escolas municipais e estaduais da região do Grande Méier.

 

 

 

Nossa Missão

 

“Existimos para dar as pessoas a oportunidade de crescer, melhorar e se conhecer, através da música e outros projetos. Desta forma criamos oportunidades para essas mesmas pessoas, estarem aptos para a vida pessoal e profissional.”