Evento foi realizado pelo terceiro ano no Jardim do Méier e reuniu mais de 300 participantes
Pelo terceiro ano consecutivo, a Casa Social de Cáritas preparou uma festa natalina para a população que vive em situação de rua da região do Méier e adjacências. O Natal Solidário aconteceu no dia 14 de dezembro, no Jardim do Méier, e reuniu mais de 300 pessoas que tiveram acessos a serviços como banho e corte de cabelo, além de programação cultural. Em 2020, o trabalho de atendimento será ampliado com o início do funcionamento da Casa Transitória Fabiano, no Engenho Novo.
O atendimento começou cedo, por volta de 8h30. O público foi recepcionados pelas 19 voluntárias da área de assistência social, que fizeram o cadastro dos participantes. Ao todos, foram feitas 202 fichas sociais, que servem como base de planejamento para os projetos oferecidos pela Casa Social de Cáritas.
Após o cadastro, os participantes tinham acesso ao café da manhã, oferecido pelo Sesc, um dos parceiros do evento. A parceria com o Sesc também possibilitou orientações sobre saúde bucal. Crianças e adultos tiveram a oportunidade de escovar os dentes, aprender sobre as técnicas adequadas e ainda levar um kit com escola, pasta e fio dental.
As crianças tiveram uma festa a parte: pula-pula, piscina de bolinhas e a arte de nossas voluntárias, que enfeitaram a garotada com pintura no rosto. Após o almoço natalino, houve a chegada de Papai Noel, que distribuiu brinquedos e muita magia de Natal.
A realização do Natal Solidário foi possível graças a participação de mais de 100 voluntários da Casa Social de Cáritas e de diversas instituições parceiras.
Confira os números:
355 refeições
212 fichas sociais
65 banhos
25 isenções de taxa para documentos pela Fundação Leão XIII
122 cortes de cabelo
220 kits do escovário Sesc distribuídos
70 brinquedos distribuídos pelo Papai Noel
30 participantes de pintura no rosto.